quarta-feira, 28 de abril de 2010

Manifesto da Correnteza ao DCE-UFAL 2010

Somos estudantes da Universidade Federal de Alagoas, a maior instituição de ensino superior do estado que possui mais de 16 mil estudantes e funciona em 08 municípios. Somos ainda, uma minoria que tem acesso a educação , pois, o ensino superior é extremamente restrito. Por conta disso, apenas 13% dos jovens estão nas universidades, e desses, mais de 80% são alunos da rede privada de ensino.

Enquanto estudantes temos um grande papel na defesa de um país melhor, mais justo e da própria defesa da universidade pública. Foi fruto da luta dos estudantes que conquistamos vitórias essenciais para o país, como a construção da Petrobrás, o fim da ditadura e a redemocratização, o Fora Collor, e ainda a ampliação da universidade pública e o seu financiamento, tão atacado nos últimos 20 anos.

No entanto, para muitos, essa história de lutas já acabou e é hora de contemplar a realidade e os “avanços do governo”, fechando os olhos para uma realidade que impõe a 50 milhões de pessoas viverem abaixo do nível da pobreza, a 25% da população brasileira serem analfabetos funcionais e a da própria UFAL não possuir professores suficientes e uma estrutura que comporte seus alunos.

A exemplo, o abandono de blocos como o CCBI, a falta de salas como no curso de história, o Restaurante Universitário inexiste no interior e o da capital é insuficiente, e até a ausência de professores que prejudica várias turmas todo o semestre.

Não podemos aceitar essa realidade, temos muita luta a fazer para defender os nossos direitos e avançar em defesa de novas conquistas para os estudantes e para o povo. A rebeldia sempre viva na juventude fez com que os estudantes não parassem sua luta dentro da UFAL, exigir mais professores como houve em Comunicação, por uma ampliação de verdade em Palmeira dos Índios, por melhorias no bloco João de Deus, mesmo sem ter um DCE ativo , tal como as últimas gestões.

Essa luta agora tem que tomar seu verdadeiro espaço, o DCE-UFAL. E a chapa CORRENTEZA que se construiu a partir do debate e das visitas aos cursos e campi da UFAL busca resgatar a história de combatividade dos estudantes.

Convocamos a cada estudante a fazer uma reflexão sobre o papel do movimento estudantil, a entender a importância de ter um DCE que integre, organize e mobilize os estudantes. Acreditamos que “as palavras convencem, mas o exemplo arrasta!” e que o DCE deva ser, de fato, uma entidade de ação, não apenas palavras. Nessas eleições do DCE-UFAL vote CORRENTEZA e construa um NOVO DCE.

Nenhum comentário: